BLOG


fev 25

Saúde bucal do idoso: os cuidados durante a melhor idade

Os cuidados com a saúde bucal devem ser levados a sério em qualquer idade, mas é claro que se tratando de pessoas idosas, a cavidade oral merece mais atenção.  Afinal, nossos dentes não envelhecem, eles ficam fortes a vida toda, se forem bem cuidados, claro! Não podemos esquecer que a escova e o fio dental continuam sendo aliados.

Há quem ainda cultive a falsa ideia de que quando ficar idoso perderá os dentes, entretanto, esta característica só é reflexo da falta de prevenção e cuidado com a saúde bucal.

E como consequência dessa condição alguns idosos apresentam dificuldade na mastigação, o que leva a diminuição do apetite e emagrecimento, alteração da fala e redução da autoestima e da integração social.

Mas que informações uma pessoa da terceira idade deve ter?
Sua higienização oral deve ser realizada, tanto para aqueles que possuem dentição própria, quanto aqueles com prótese dentária. Por isso, é importante fazer o uso do fio dental diariamente, escovar os dentes com um creme dental que contenha flúor, e é claro, ir ao dentista.

As dentaduras que hoje tornam mais fáceis as vidas de muitas pessoas, também exigem cuidados especiais. Aqueles que portam dentaduras definitivas devem fazer um exame bucal geral pelo menos uma vez por ano.

Consultas periódicas também garantem o seu diagnóstico e tratamento precoce. É importante que você saiba que uma boa higiene bucal evita o aparecimento de enfermidades gengivais.

Idosos também podem realizar todos os procedimentos dentários?
Sim, todos os principais procedimentos, como o uso de prótese, endodontia, periodontia ou implantes, podem e devem ser realizados visando uma melhor qualidade de vida, desde que sejam feitos de forma controlada e liberados pelos médicos.

Os idosos demandam cuidados diferentes, por isso a odontologia possibilita uma vasta quantidade de tratamentos que viabilizam o conforto e a qualidade de vida que o idoso necessita.

Próteses e dentaduras exigem mais cuidado?
Sim, a fim de que não percam a sua qualidade. É importante que o idoso tenha as orientações necessárias para o cuidado adequado.

Nunca é tarde para começar a cuidar dos dentes. Exatamente, não há prazo ou data limite para cuidar dos dentes! A hora para dar atenção é agora mesmo!

AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve