BLOG


nov 18

Próteses fixas x próteses removíveis

Por diversos fatores a parda de um ou mais dentes afetam a vida das pessoas, causando insegurança, problemas funcionais, baixa autoestima, entre outros. Uma alternativa para esses casos é a utilização de próteses dentárias. Existe um tipo de prótese adequado a necessidade de cada paciente, e essas podem ser fixas ou removíveis.

Próteses fixas (conhecida como coroa ou ponte): Ela é utilizada para restabelecer a função de um dente, principalmente quando a coroa é quebrada, ou quando está acometido por cárie. Esse acessório devolve a função mastigatória, e não precisa ser retirado para higienização, além de preservar a estrutura dentária.

Dentre o grupo de próteses fixas temos um outro subtipo:

Implantes dentários:  Instalados diretamente no osso maxilar, eles funcionam como um substituto das raízes naturais dos dentes, fazendo o papel de retentores da prótese. Implantes são recomendados para os casos em que não é possível a utilização da prótese removível ou que ela se torna muito incomoda para o paciente. Com eles os pacientes recuperam rapidamente as funções bucais e se sentem mais seguros.

Próteses Removíveis: o paciente pode retirar a próteses para higienização, em casos de incômodo e para dormir. Dentre as próteses removíveis nós temos alguns subtipos:

Prótese total removível: A prótese total, conhecida popularmente como “dentadura” é aquela utilizada para os casos em que o paciente perdeu todos ou a maior parte de seus dentes.

Prótese parcial removível: Quando o paciente ainda tem um bom número de dentes remanescentes, recomenda-se a adoção de uma prótese parcial removível. Neste caso não é necessário a extração ou o desgaste dos dentes remanescentes, além de contar com uma fácil manutenção. 

Próteses flexíveis: Esse tipo de prótese surgiu como uma alternativa às tradicionais próteses removíveis. Com uma resina flexível, não existe mais a necessidade de grampos e estruturas, metálicas necessárias às próteses tradicionais.

Para saber qual o tipo de prótese mais adequado a sua necessidade procure um cirurgião – dentista.

AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve