BLOG


dez 16

Periodontia: o que é?

Periodontia é uma área da odontologia que realiza tratamento na região da gengiva, parte da boca que tem como função fixar nossos dentes aos ossos maxilares e mandibulares, oferecendo o suporte que a arcada precisa para que possamos morder, mastigar e até mesmo falar. Sendo assim, os cuidados com essa região são tão importantes quanto aqueles dedicados aos dentes, pois um problema gengival pode ocasionar sérios danos às estruturas dentárias.

As doenças periodontais consistem no conjunto de problemas que afetam desde a gengiva até os ossos que as sustentam, como a inflamação e a infecção dessas áreas. Em geral, essas patologias são causadas por má higienização bucal.

Gengivite

Essa inflamação é o início da doença periodontal, e por vezes é o resultado do acúmulo de placa bacteriana que se não for removida transforma-se em tártaro, problema que irrita a gengiva e a torna sensível.

Periodontite

É o agravamento da gengivite. Nesse caso, a inflamação ou a infecção da gengiva atingem também as fibras e os ossos, o que pode provocar a perda dos dentes. Isso ocorre pois há formação de bolsas na gengiva, que favorecem a destruição dos tecidos e o abscesso dentário. Se não tratada, essa condição pode causar a perda dos dentes e até mesmo endocardite (doença em que a bactéria atinge a corrente sanguínea causando infecção nas válvulas do coração).

Para prevenir as doenças periodontais é imprescindível a manutenção da higiene bucal adequada, ou seja, boa escovação, utilização do fio dental e do enxaguante bucal, boa alimentação e principalmente a visita regular ao dentista.

AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve