BLOG


fev 20
mulher negra sorrindo

Dentes saudáveis = vida saudável

Assim como são importantes para um sorriso esteticamente bonito, os dentes também desempenham funções específicas na boca. Por isso, a perda deles pode provocar problemas bem maiores que a diminuição da autoestima.

Mais saúde bucal = bem-estar completo 

Já te contamos por aqui sobre a importância de preservar a saúde bucal para muito além de ter um sorriso bonito. Nossas bocas são a porta de entrada para milhares de bactérias e outros agentes externos que vêm por meio da alimentação, fala e respiração. Por isso, manter a gengiva, dentes e língua saudáveis é se manter saudável por inteiro. 

Quando há ausência de um dente, por exemplo, seja por cáries, inflamações ou acidentes, o paciente apresenta maiores riscos de desenvolver dificuldades de mastigar. Faltando dentes, sobrecarregamos nossa digestão e podemos, com isso, provocar outras complicações como dores de estômago e azia.

Estrutura óssea 

A falta de dentes também compromete a estrutura óssea. Quando perdemos um ou mais dentes, parte dos ossos dos maxilares que ficam em volta também é perdida. Pouca gente sabe, mas uma das funções dos dentes é manter os ossos e gengivas no seu lugar. Logo após a perda dentária, então, devemos substituí-los por próteses e implantes adequados; assim, nós preservamos a saúde óssea da boca

Com a ausência deles, a gengiva fica muito mais exposta e sujeita a lesões durante a escovação, mastigação e até mesmo por meio da fala e respiração. Por isso, nossos dentes fazem, também, uma ação de proteção, preservando a saúde geral da estrutura óssea. 

Estética e autoestima  

Esteticamente, a perda acentuada dos dentes pode trazer um aspecto envelhecido ao rosto, pois a boca tende a ficar mais murcha e o queixo perde a forma natural. Essa mudança de anatomia também compromete a fala, já que a boca funciona como uma “caixa de ressonância” e os dentes auxiliam o processo de transmissão do som.

Além de tudo isso, há também as questões relacionadas à autoestima. Afinal, muitas pessoas deixam de sorrir e até de falar por conta de falhas e ausência dos dentes, além de evitar reuniões e outros eventos como jantares, por exemplo, por receios ligados à mastigação.

Há solução!  

A boa notícia é que todos esses problemas têm solução! O mercado oferece uma série de opções de reposição dos dentes perdidos. O recomendado é uma confecção de implantes dentários. Nos casos em que exista a perda óssea, enxertos ósseos ou até mesmo gengivais podem ser necessários.

Para as pessoas que perderam um ou mais dentes, os implantes dentários são os mais indicados e têm um ótimo resultado, proporcionando ao paciente um sorriso natural, além de devolver as funções mastigatórias e, assim, potencializar a sua qualidade de vida, elevando seu bem-estar e autoestima.


AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve