BLOG


fev 20

Perda de dente e problemas funcionais

Assim como são importantes para um sorriso esteticamente bonito, os dentes também desempenham funções específicas na boca. Por isso, a perda de um dente pode provocar problemas bem maiores que a diminuição da autoestima.

Quando há ausência de um dente, seja por cáries, inflamações ou acidentes o paciente apresenta maiores riscos de desenvolver problemas funcionais. Quando o problema ocorre no dentes posteriores, a mastigação pode ficar comprometida, o resultado é a sobrecarga do sistema digestório, levando a esofagite e refluxo, por exemplo.

Além de problemas na mastigação, a falta de dente também compromete a estrutura óssea, que por não ter suporte, se desgasta com o passar do tempo. A função do dente é a proteção do tecido periodontal e da gengiva. Com a ausência, a gengiva fica muito mais exposta e sujeita a lesões durante a escovação ou até mesmo na mastigação de alimentos mais duros.

Esteticamente, a perda acentuada dos dentes pode trazer um aspecto envelhecido à face, pois a boca tende a ficar mais murcha e o queixo perde forma ideal. Essa mudança de anatomia também compromete a fala, já que a boca funciona como uma ‘caixa de ressonância’ e os dentes auxiliam no processo de transmissão do som.

A boa notícia é que o problema tem solução. O mercado dentário oferece uma série de opções de reposição do dente perdido. O recomendado é uma confecção de próteses fixas ou implantes dentários. Em casos onde existe a perda óssea, enxertos ósseos ou até mesmo gengivais podem ser necessários.

Para as pessoas que perderam um ou mais dente os implantes dentários são o tratamento mais indicado e tem um ótimo resultado, proporcionando ao paciente um sorriso natural e devolvendo as funções mastigatórias para ter qualidade de vida. Um sorriso que transforma vidas. Faça uma avaliação na Arcata e mantenha a sua saúde bucal em dia.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das dicas e novidades.

AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve