BLOG


abr 22

Halitose, o temido “bafo” na boca

Em 60% das vezes, aquele odor desagradável que sai da boca é provocado pela saburra, uma camada branca que se deposita na língua, que concentra bactérias, e causam o odor.

Para evitar este problema bem desagradável, é fundamental escovar os dentes pelo menos 2 vezes ao dia, sendo que uma delas deve ser sempre antes de dormir, pois durante a noite há maior probabilidade das bactérias se acumularem na boca.

E para que a higiene bucal seja eficaz é preciso uma boa escovação, o que muitas pessoas ainda fazem de maneira errada, como fazer força com a escova e movimentos abruptos. A maneira correta é não colocar força na escova sobre os dentes e observar os movimentos que devem ser feitos, como:

  • Encostar as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, e repetindo o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes. Este procedimento também deve ser feito na parte de dentro dos dentes, e, para limpar a parte de cima deles, deve-se fazer um movimento de vai-e-vem.
  • Escovar a língua fazendo movimentos para trás e para a frente;

Para higienizar a língua, prefira os limpadores específicos do que a escova. Nem as cerdas nem a parte de trás do instrumento retiram as bactérias da região com eficácia. O limpador deve ser utilizado depois do fio dental e antes da escovação. Uma boa limpeza com ele antes de dormir dá conta do recado.

Beber água ao longo do dia é muito importante não só para a saúde do corpo, mas também para a dos dentes. Ela mantêm a saliva na boca que ajuda a eliminar bactérias de forma natural .

Em alguns casos o mau hálito não tem causa por falta da higiene bucal adequada,mas por alguma  alteração na produção de saliva, o que favorece a deposição de micro-organismo ou até mesmo indicativo de doenças, como diabetes, câncer, problemas cardíacos, entre outros. Se o seu mau hálito for recorrente, procure um dentista, e for o caso, um médico para avaliar a situação e diagnosticar a causa.

AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve