
Saúde do corpo e implantes dentários: um interfere no outro?
Sim, pacientes saudáveis terão implantes dentários mais seguros e duráveis. Afinal, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a realização dos implantes dentários requer alguns cuidados que visam manter a segurança do paciente e o resultado esperado por ele.
Por isso, manter uma vida saudável pode influenciar, sim, na hora de receber e manter os implantes e as próteses dentárias sobre eles. Pacientes saudáveis tem um sistema de defesa melhor e raramente têm infecções, incham menos e cicatrizam melhor e mais rápido após a cirurgia.
E ter uma rotina com mais saúde não é tão complexo; existem algumas dicas básicas que podem ajudar e selecionamos 5 para você:
- Evite o consumo excessivo de sal e alimentos gordurosos.
- Beba água regularmente durante o dia.
- Faça atividades físicas com frequência.
- Não esqueça das frutas e verduras na sua dieta.
- Controle o consumo de açúcar.
- Evite consumo de álcool e fumo.
Implantes dentários: segurança e assertividade
Atualmente, as próteses sustentadas por implantes, que surgiram para substituir perdas dentárias, são cada vez mais resistentes e mais parecidas com a dentição natural. Sabemos, por meio de estudos científicos, que os implantes dentários podem, em 95% dos casos, permanecer por mais de 40 anos na sua boca. Se forem bem cuidados, é claro.
Procure por profissionais experientes e que estejam atualizados com as novidades da odontologia, pois eles irão ajudar você a resolver seus problemas de saúde da boca e também a realizar seu sonho de voltar a sorrir de forma natural e confiável.
Procure por profissionais experientes e que estejam atualizados com as novidades da odontologia, pois eles irão ajudar você a resolver seus problemas de saúde da boca e também a realizar seu sonho de voltar a sorrir de forma natural e confiável.
Dá pra eliminar quaisquer riscos?
É muito raro alguém não poder fazer um implante dentário por problemas de saúde. Se você possui a quantidade de osso necessária e é uma pessoa que quer ser saudável, tudo vai dar certo na grande maioria dos casos!
A hipertensão, a osteoporose, diabetes e até mesmo fumar podem exigir que o dentista seja mais cauteloso na colocação dos implantes dentários, evitando que as complicações dessas doenças ou vícios atrapalhem a colocação de um implante ou que diminua sua durabilidade. Mas isso não impede o profissional nem o paciente de prosseguirem o tratamento.
Vamos dar um exemplo: um paciente diabético com a glicose controlada e que também deixou de fumar e segue as orientações do dentista e de seu médico pode se candidatar a colocar implantes dentários de forma segura.
Resumindo: é preciso conversar com bons profissionais e planejar a melhor forma de fazer seu implante nas melhores condições de saúde que você puder, mas jamais desistir de cuidar bem de você!
Cuidando dos implantes
A forma como você cuida dos seus implantes depois de recebê-los é fundamental para mantê-los preservados por muito mais tempo. Por isso, você deve seguir os seguintes passos que são bem simples e podem te ajudar muito a ter o sorriso dos seus sonhos por muito mais tempo.
É preciso criar o hábito consistente de escovação diária e uso do fio dental, além de realizar regularmente exames e limpezas dentais com profissionais devidamente habilitados. Sem esses cuidados, o risco de falhas aumenta com o tempo, podendo surgir até doenças periodontais.
Cuide-se e conte com a Arcata para manter sua qualidade de vida, com o sorriso que você sempre quis ter. Estamos à sua disposição!