BLOG


mar 9
idosos escovando os dentes

5 dicas essenciais para a hora de escovar os dentes

Já sabemos da importância de escovar os dentes desde a infância. Mas será que sabemos fazer da melhor forma? Aqui vão algumas dicas para te ajudar a descobrir como melhorar sua escovação.

Para te ajudar a fazer esse processo do jeito certo e levar mais saúde para sua boca, selecionamos os 5 erros mais comuns a serem evitados na hora de cuidar da higiene bucal em meio à sua rotina. Já pode salvar a página para não perder essas dicas e acompanhá-las depois. Vamos lá?

#1 Evite escovas com as cerdas duras

A escova com cerdas duras prejudica não somente os dentes, mas também a gengiva. A placa protetora é sensível e, dependendo do processo realizado e da falta de cuidados, pode ser removida facilmente. Ou seja, quando escovamos os dentes com cerdas menos flexíveis acabamos prejudicando a nossa proteção bucal.

Então atente-se a essa questão na hora de comprar a sua nova escova e dê sempre preferência às mais mais flexíveis, maleáveis e leves. Combinado? 

#2 Muito além dos dentes       

Muita gente acha que a higienização bucal tem relação só com os dentes, o que não está correto, já que a língua e a gengiva também podem abrigar resquícios de alimentos, bactérias e outras substâncias prejudiciais à nossa saúde.

Então, sempre que for cuidar da limpeza da boca, dê atenção não só aos dentes: use um raspador de língua – que geralmente fica atrás da parte superior da escova – para higienizar adequadamente a extensão da língua, que pode estar abrigando impurezas indesejáveis.

#3 Fio dental: porque sim! 

Sabe quando você fala com seu filho, sobrinha ou irmãos mais novos sobre como é importante escovar os dentes? Pois é, passe a falar também sobre o uso do fio dental. Acredite, existe muita gente que não coloca essa prática muito importante em dia.

E, mais do que simplesmente usar o fio, é importante usá-lo da maneira adequada. O correto é lustrar os dentes, fazer um movimento de vai e vem entre eles e a gengiva para atingir áreas em que a escova não limpa. Não se esqueça dessa, hein?! 

#4 Por que a pressa na escovação?   

Você é daquelas pessoas que só escova os dentes de manhã e à noite e, mesmo assim, faz em poucos segundos, como se estivesse disputando uma corrida? Então pare, porque isso não é legal!

O recomendado é escovar os dentes ao acordar, depois das refeições e antes de dormir. E, para uma higienização adequada, o tempo MÍNIMO é de 2 minutos. Então, não precisa correr na hora de deixar sua saúde bucal plena.

#5 É necessário trocar a escova 

As pessoas se esquecem de substituir a escova e não observam as cerdas desgastadas e tortas. O ideal é substituir a escova a cada 3 meses. Cerdas desgastadas não removem efetivamente a placa e as bactérias. 

Também não se esqueça de substituir a escova imediatamente se você estiver doente. Bactérias e vírus podem residir nas cerdas e potencialmente infectá-lo novamente. E, claro, para esclarecer quaisquer dúvidas e potencializar o seu bem-estar bucal, os nossos especialistas estão à sua disposição.  

AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve