BLOG


maio 16

Dicas para obter bons resultados com o tratamento ortodôntico

Quando o paciente decide usar um aparelho ortodôntico, já sabe que terá que tomar alguns cuidados extras no cotidiano de sua limpeza bucal e também visitar o seu ortodontista mensalmente.

Mesmo com o avanço da tecnologia que trazem avanços e facilidades ao tratamento, o alinhamento dos dentes ainda é um pouco longo e requer cuidado e disciplina.

Para obter os resultados desejados, seguir alguns cuidados durante o tratamento fará a diferença, como:

Faça uma boa higiene bucal

No início do tratamento com um aparelho ortodôntico, é comum o paciente ter dificuldades com a limpeza bucal. Mas nada que não possa ser aprendido com a prática e paciência por alguns dias.

Para higienizar os dentes com aparelho, recorra a escova interdental e ao passador de fio dental, que vão impedir a formação de placa bacteriana. Solicite ajuda do seu dentista durante as consultas para saber como proceder na escovação.

O descuido com a limpeza pode prejudicar bastante o tratamento, pois a principal forma de correção dos dentes é por meio do deslizamento de pouco impacto entre o braquete e o fio ortodôntico. Quando existe acúmulo de placa bacteriana ou de tártaro, que é o endurecimento dessa placa, eles funcionam como uma cola que impede a movimentação do dente, retardando o tratamento.

O problema ainda piora e atrasa o tratamento quando o paciente apresenta uma gengivite (inflamação da gengiva) ou uma periodontite (inflamação dos tecidos que seguram os dentes).

Cuidado com os maus hábitos

Roer unhas, morder objetos duros, como tampas de canetas são exemplos de maus hábitos que o paciente não pode praticar.

Objetos duros podem mover os braquetes e passar a fazer força onde não deveria, retardando ainda mais o fim do tratamento.

Se deslocar alguma peça, vá logo ao dentista

Se acontecer de soltar um braquete ou o fio ortodôntico sair do lugar, ligue para o seu dentista e agende o quanto antes uma consulta para que ele coloque no lugar.

O aparelho ortodôntico funciona como uma engrenagem onde cada peça tem sua função, mas o resultado só ocorre quando todas funcionam juntas.

É importante lembrar que o paciente também deve ter a mesma disciplina com a contenção, placa móvel utilizada após a retirada do aparelho fixo. Ela também é bastante importante para manter o resultado do tratamento.

AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve