BLOG


dez 9

Alimentação e saúde bucal

Atualmente a relação entre a saúde bucal e a saúde geral do organismo tem ficado cada vez mais explícita, principalmente no que se refere a alimentação. A boca é onde ocorre a primeira etapa da absorção do alimento pelo organismo, então a sua educação alimentar interfere diretamente na sua condição bucal.

Existem alguns alimentos que atuam como detergentes bucais, auxiliando na remoção de gordura, resíduos e bactérias, o que diminui a ocorrência de placas e previne o desenvolvimento de cárie dentária. Alguns desses alimentos são: maçã, pera, kiwi, melancia, mamão, cenoura, acelga, pepino, aipo, brócolis, couve-flor e chiclete sem adição de açúcar. Em contrapartida a esses alimentos, temos as balas, doces, chocolates, refrigerantes, bebidas com adição de açúcar, café, entre outros, que contribuem para a boca se tornar um ambiente propício ao desenvolvimento de bactérias.

Outro fator que contribui para uma boa saúde bucal é a mastigação adequada dos alimentos, pois quando bem digerido os alimentos entram com mais facilidade na corrente sanguínea, o que auxilia na nutrição de todo o organismo.

Contudo, independente do tipo de alimento ingerido é imprescindível uma boa higienização bucal e a realização de visitas regulares ao dentista, bem como aos demais especialistas para uma avaliação geral da saúde.

AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve