BLOG


mar 2
palitos de dentes dentro de um copo

Descubra o que você ganha ao não usar o palito de dente

Você tem o hábito de palitar os dentes? Muito comum, essa ação – apesar de parecer higiênica e benéfica para os dentes – pode trazer grandes prejuízos para a sua saúde bucal, além de ser controversa e, ao contrário de limpar, acabar aprofundando impurezas na boca.

Por que ele não é recomendado para higienização?

Se você é daquelas pessoas que têm o hábito de recorrer ao tradicional palito de dente para remover aquela sujeirinha sem precisar usar o fio dental, fique sabendo que, apesar da prática ser bastante comum, ela pode comprometer significativamente a sua saúde bucal.

Isso porque todo o ato de limpar os dentes deve ser suave e delicado, o oposto da proposta oferecida pelo palito. Por ser um material rígido, as chances de machucar a gengiva são altas e isso pode provocar problemas graves, como retração óssea, por exemplo.

E, para te mostrar que vale muito deixar de palitar os dentes, listamos 3 bons motivos para o seu adeus definitivo aos palitinhos! Compartilha com aquele parente e amigo que vive com o palito na boca e lembre-se: se não traz benefícios para sua saúde, então deve ser deixado de lado. Confira as razões:

#1 Sem palito e com fio dental você diminui o risco de infecções

O palito, por não ser realmente desenvolvido para fazer a limpeza entre os dentes, possui uma ponta muito fina e pontiaguda, o que pode causar perfurações ou pequenas feridas na gengiva. Ação que, além de provocar dor e desconforto, se torna uma porta de entrada para bactérias, podendo ocasionar em infecções.

#2 Dentes mais fortes

A falta de maleabilidade dos palitos é outro fator prejudicial. Quando eles entram em contato com os dentes, por serem mais rígidos, podem causar uma erosão do esmalte dentário, responsável pela proteção dos dentes contras as cáries, por exemplo. Além disso, quanto mais o palito é usado, mais falhas no esmalte ele pode causar e, consequentemente, facilitar problemas da saúde bucal. 

#3 Dentes bem alinhados

Quando usamos exageradamente e com muita frequência os palitinhos para retirar resquícios de alimentos, fazemos uma certa força para retirá-los, isso poderia provocar o deslocamento dos dentes e, consequentemente, aumentar o espaçamento entre eles. Isso causa falhas desnecessárias e prejudiciais ao melhor do seu sorriso.

Não tenha dúvida: use o fio dental

Além disso tudo, o palito não substitui a outros itens de higiene bucal. O ideal é trocá-lo pelo fio dental que, além de oferecer menos riscos, remove a sujeira indesejada de maneira mais eficiente. 

As pessoas sempre buscam algo mais fácil para cuidar dos dentes, como um bochecho mágico. Mas isso não existe; escovar os dentes dá trabalho, demora e deve ser feito delicadamente. Não existe outra forma de cuidar da sua saúde bucal de um jeito realmente eficaz.

Por esses e vários outros motivos, não use o palito nos dentes e crie o hábito de usar fio dental e fazer a escovação adequada: isso sim remove a placa bacteriana e os resquícios de alimentos. Combinado? 

AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve