BLOG


fev 28

Prótese dentária em resina, metal, zircônia ou porcelana pura. E agora?

A escolha do tipo de prótese dentária fixa pode ser motivo para muita confusão. E com razão. Um guia simples ensina como diferenciar as técnicas com resina, metal, zircônia e porcelana pura, para resultados mais estéticos e duráveis com próteses dentárias.

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

É o momento de escolher a melhor técnica para o seu tratamento com prótese dentária fixa. Mas por que justo você?

Já foi o tempo em que voltávamos do consultório dentário apenas com os tratamentos e valores anotados. Conciliar a agenda e escolher a forma de pagamento eram os únicos contratempos. Mas, de uns anos para cá, a situação mudou bastante. É que o aumento da gama de materiais e técnicas nos tratamentos odontológicos também traz escolhas que não dependem apenas do dentista. E, no caso da prótese dentária em porcelana, a situação não poderia ser diferente.

O tratamento com prótese dentária fixa pode ser confeccionado em resina (acrílica), metal, zircônia ou porcelana pura. Exceto para a técnica com acrílico, as indicações são quase as mesmas para qualquer material. O problema é que os resultados, principalmente com relação à estética final, são substancialmente diferentes. E é exatamente por isso que a escolha do tratamento recai sobre o paciente, já que o preço entre as diferentes técnicas pode variar bastante. Assim, decidir entre a melhor técnica, e que se encaixe no seu orçamento, pode ser uma tarefa complicada.

Resina, metal, zircônia ou porcelana pura, as técnicas para prótese dentária fixa que você precisa conhecer.

No tratamento para reabilitar dentes destruídos ou ausentes, mesmo técnicas obsoletas, como a prótese dentária fixa em resina ou metal (metalocerâmica), ou técnicas mais modernas e sofisticadas, como a prótese dentária fixa com zircônia ou porcelana pura, podem cobrir as necessidades estéticas e funcionais mínimas. A questão é descobrir o quanto esse mínimo é compatível com as exigências estéticas individuais.

Basicamente, exceto para a prótese dentária fixa em resina acrílica, as demais técnicas trazem boas soluções estéticas e funcionais. A prótese com porcelana e metal (metalocerâmica), a mais utilizada de todas, traz boa resolutividade estética e excelente durabilidade, podendo ser utilizada tanto para dentes anteriores quanto posteriores. Já as técnicas com porcelana sobre zircônia e porcelana pura são indicadas para tratamentos com maior exigência estética, em que a reprodução de cores e detalhes anatômicos para sorrisos mais claros e harmônicos não podem passar despercebidos.

 

Prótese dentária com metal, zircônia ou porcelana pura: compare a diferença de transparências entre as peças.

 

 

Prótese dentária fixa em resina, técnica obsoleta e de baixo custo.

O motivo que faz da antiquíssima técnica com prótese dentária em resina (acrílica) a escolha para alguns indivíduos é o seu preço baixo. O curioso é que a técnica, apesar de tantas desvantagens, já foi a mais utilizada. E isso numa época em que a única dúvida era optar entre a prótese em porcelana ou resina. Ainda hoje próteses fixas em acrílico podem ser encontradas em tratamentos antigos, e em condições muito precárias de conservação.

Vantagens e Indicações

✓ baixo custo do tratamento

Desvantagens e Contraindicações

✓ baixa resolutividade estética;

✓ baixa durabilidade;

✓ fonte para mal hálito;

✓ facilidade para acúmulo de placa bacteriana.

Prótese dentária fixa metalocerâmica, a versatilidade da técnica com porcelana e metal que todo mundo conhece.

A prótese dentária fixa com porcelana sobre metal é a mãe de todas as técnicas para tratamentos odontológicos para reconstrução de dentes destruídos, ou reabilitação de áreas com dentes ausentes. Ainda hoje é a mais utilizada. Apesar da evolução mais recente das porcelanas utilizadas nessas próteses, sua capacidade para satisfazer às necessidades e desejos estéticos para muitos indivíduos é cada vez mais limitada. E isso sem falar em outros problemas comuns à técnica que podem tirar o sono de muitos indivíduos.

Vantagens e Indicações

✓ preço mais em conta;

✓ durabilidade;

✓ elevada resistência à fraturas;

✓ reconstrução funcional de áreas com múltiplos dentes perdidos;

✓ reabilitação completa em porcelana para pacientes totalmente desdentados.

Desvantagens e Contraindicações

✓ média resolutividade estética;

✓ alergias gengivais inflamatórias;

✓ uso combinado com facetas em porcelana e lentes de contato dental;

✓ troca necessária após retração da gengiva.

 

Problema típico de retração gengival em dente que suporta prótese dentária fixa metalocerâmica

 

 

Prótese dentária fixa em porcelana com zircônia, a união perfeita de resistência e estética de alta qualidade.

A introdução da técnica de prótese dentária fixa com zircônia, também conhecida como próteses dentárias metal-free (sem metal), trouxe nossas possibilidades e soluções estéticas. E isso sem falar na melhor relação destas com as gengivas. Dentes escurecidos por canal, tratamentos para clareamento dental de alta intensidade e mudanças de impacto no sorriso tiveram um primeiro boom após a introdução da técnica com zircônia. É uma opção correta, e sem supresas desagradáveis, para a maioria dos tratamentos com prótese dentária em porcelana.

Vantagens e Indicações

✓ elevada resolutividade estética;

✓ excelente compatibilidade com tecidos gengivais;

✓ confecção de dentes naturais e harmônicos sobre implantes dentários;

✓ reconstrução funcional de áreas com múltiplos dentes perdidos;

✓ reabilitação completa em porcelana para pacientes totalmente desdentados.

Desvantagens e Contraindicações

✓ uso combinado com facetas em porcelana e lentes de contato dental;

✓ indivíduos com elevadíssimos padrões de exigência estética.

Prótese dentária fixa em porcelana pura, o suprassumo em odontologia estética de alto impacto.

O suprassumo em estética odontológica de impacto na reconstrução de dentes destruídos por cáries ou fraturas é a técnica com prótese dentária fixa em porcelana pura. Construídas de forma semelhante às facetas em porcelana e lentes de contato dental, reproduzindo com exatidão cores e transparências encontradas em dentes naturais. Entretanto, sua elevada transparência e impossibilidade de uso para áreas desdentadas restringem seu uso na clínica odontológica.

Vantagens e Indicações

✓ indivíduos com elevadíssimos padrões de exigência estética;

✓ uso combinado com facetas em porcelana e lentes de contato dental.

Desvantagens e Contraindicações

✓ reconstrução funcional de áreas com múltiplos dentes perdidos;

✓ uso sobre pinos metálicos;

✓ uso sobre dentes muito escurecidos.

Prótese dentária em porcelana pura: possibilidade para imitar com perfeição diversos detalhes presentes em dentes naturais.

 

 

Dicas básicas para quem vai iniciar o tratamento com próteses dentárias em porcelana.

Não existem mais motivos para tratamento com próteses dentárias em acrílico, já que o preço do tratamento com esta técnica não difere muito da versão com metal e porcelana. Entretanto, quando a escolha se dá entre as técnicas que têm na cerâmica (porcelana) a sua cobertura, a situação muda bastante. E para ajudar na escolha do tratamento ideal, algumas dicas básicas e essenciais para tratamentos com prótese dentária em porcelana em zircônia, metal ou cerâmica pura são a saída para minimizar os erros de escolha.

✓ antes de iniciar o tratamento, certifique-se de que as gengivas estão saudáveis e sem sangramentos;

✓ o clareamento dentário é fundamental para tratamentos que se dão em dentes anteriores;

✓ o retratamento de canal pode ser necessário para garantir durabilidade e longevidade para dentes já tratados;

✓ substitua pinos metálicos por versões mais estéticas com resina ou zircônia;

✓ próteses em porcelana pura são mais estéticas que a versão com zircônia e possuem o mesmo preço. Quando viáveis, opte por elas;

✓ simulações digitais tipo antes e depois e mockups ajudam no desenvolvimento de próteses mais harmônicas;

✓ não se esqueça de que próteses em porcelana com metal são responsáveis por até 20% dos casos de alergia gengivais ao metal, em mulheres;

✓ coroas protéticas em porcelana pura podem ser utilizadas, sem problemas, lado a lado com facetas laminadas e lentes de contato dental;

✓ a durabilidade e longevidade das técnicas em porcelana são praticamente semelhantes;

✓ próteses dentárias sem metal continuam estéticas mesmo após a retração da gengival;

✓ indivíduos muito exigentes com os resultados estéticos devem optar pela prótese dentária fixa em porcelana pura;

✓ embora menos estéticas que as próteses em zircônia e porcelana pura, a técnica com metal (metalocerâmica) satisfaz esteticamente às exigências estéticas da maioria dos indivíduos submetidos ao tratamento com elas.

AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve