BLOG


jan 31

A importância da higiene oral para manutenção dos implantes dentários

Próteses sobre implantes e dentes naturais são estruturas muito diferentes. O dente natural é uma estrutura biológica, já o implante é um material composto de uma liga metálica que tem compatibilidade com os tecidos do corpo humano. Outro fato importante é que estruturas naturais como nossos dentes possuem mecanismos próprios de defesa junto a pequenos ligamentos, vasos e nervos, já os implantes infelizmente não o possuem da mesma forma. Sendo assim as práticas de higiene dos implantes merecem maior cuidado e atenção do que aquelas que dispensamos aos dentes naturais.

Estudos clínicos de acompanhamento de pacientes portadores de implantes dentários que indicam que mais de 40% deles vão desenvolver inflamações ao redor de seus implantes. Se nada for feito os efeitos nocivos, como infecções junto ao osso que sustenta os implantes, irão se acumular e a perda dele será muitas vezes inevitável.
Mas se você higienizar corretamente seus implantes e dentes fará parte de um grupo de pacientes que pode manter suas próteses estáveis por mais de 10 anos.

Muitos pacientes possuem próteses que serão sustentadas por dois, cinco ou mais implantes unidos entre si, as chamadas pontes fixas e protocolos.  A perda de um único implante significa então que, na maioria dos casos, todo o trabalho protético deverá ser repetido. Isto poderá levar as mais despesas financeiras e um longo período de tratamento odontológico entre a reposição dos implantes perdidos e a confecção de novas estruturas em laboratório.