BLOG


fev 28

O que é lipoplastia facial?

A Lipoplastia facial (bichectomia) é a cirurgia de remoção da bola de Bichat (gordura das bochechas), é uma cirurgia relativamente simples, que pode ser feita com anestesia local ou até mesmo sem sedação, onde a bola de gordura que dá o formato indesejado ou que está causando alguns problemas indesejados  é removida e o rosto fica mais afinado, ressaltando alguns ângulos como a região dos zigomáticos (maçãs do rosto) e ramo de mandíbula (ângulo posterior da mandíbula).
– Quais suas indicações? Ela colabora com tratamentos dentários?
Suas indicações são corretivas estético funcionais na odontologia, segundo a Resolução 100/2010 do CFO, que compreende as normas de cirurgias buco-maxilo-facial.

-Algumas indicações são: 

– Harmonização dos contornos da face (ex: Rosto redondo)
– face curta
– assimetrias de face
– pacientes com lesões traumáticas
– pacientes desdentados
– complemento de cirurgias em outras áreas
– Braquicefálico (rosto quadrado) – perda de altura de mordida
– pacientes pós AVC localizado
– presença de linha alba (mordeduras de bochecha).
Ela colabora com tratamentos dentários pois realça algumas áreas da face que nos proporcionam harmonia nos padrões estéticos atuais, sempre devemos avaliar o sistema estomatognático (cabeça e pescoço) por completo. A face é área de atuação odontológica, onde os dentes se relacionam com os lábios, com os ossos da face e tecido moles (gengiva, músculos, gordura e pele). Sempre procuramos uma melhor harmonia para um melhor resultado.
– Como é feito esta cirurgia e quais seus riscos?
A cirurgia é realizada com acesso intra oral (por dentro da boca) e realizamos com o auxílio do laser de alta potência ou eletrocaltério para sua incisão inicial, podendo assim realizar uma cirurgia limpa, com pouquíssimo sangramento, o corte é de aproximadamente 1 cm e não há cicatriz posterior. O procedimento é realizado sob ação de anestesia odontológica convencional e leva aproximadamente 1 hora. São realizados alguns pontos, os quais são removidos após 1 semana. No pós operatório ainda realizamos a laserterapia, que tem efeito analgésico, anti-inflamatório e poder de acelerar a cicatrização, consequentemente gerando menos dor, menos inchaço e assim mais conforto para o paciente.
Riscos pós-operatórios:
Ruptura de algum ponto deixando assim a ferida cirúrgica aberta e o risco de infecção, é de suma importância seguir os cuidados pós operatórios prescritos pelo cirurgião. O risco maior no trans operatório é atingir o ducto de Stenon, que é o ducto salivar da glândula parótida ou ainda algum vaso sanguíneo de maior calibre ou nervo facial. Por isso, eis a principal importância de realizar o procedimento com um profissional que conheça muito bem a anatomia facial e a odontologia é a única área da saúde que estuda durante toda sua fase acadêmica e profissional quase que diariamente esta área da face, com ressalva aos cirurgiões plásticos de face que também estão aptos para tal.

– Como auxilia na auto-estima?

Nos casos onde as indicações estão adequadas para a cirurgia, auxilia no fato de deixar os malares (maçãs do rosto) mais evidentes e mais harmônicos, porém há outros fatores que devem ser observados para uma harmonia facial, como a proporção facial com o tamanho e volume dos lábios, tamanho, cor, forma adequada dos dentes, musculatura facial em equilíbrio e por aí vai. Também é importante informar que tanto pessoas magras ou pessoas gordas, possuem a gordura ou bola de Bichat e são alguns fatores que irão definir a indicação para a Bichectomia, que serão observados numa detalhada consulta de avaliação. Podemos dar como exemplo de algumas famosas que realizaram o procedimento as lindas Angelina Jolie, Megan Fox e Jennifer Aniston, porém a cirurgia está indicada também para homens.
É importante relatar que os resultados imediatos não são tão expressivos, até mesmo pelo inchaço pós-operatório, porém com o passar dos dias e das semanas os resultados estéticos ficam mais evidentes. Costumamos dar o prazo de 90 dias para que o organismo se adapte a nova condição e se estabilize, evidenciando assim o resultado estético.
Importante relatar que em alguns casos somente a bichectomia não resolverá o aspecto de rosto arredondado, pois muitos fatores podem estar envolvidos, como por exemplo a hipertrofia do músculo masseter e músculo temporal, que são alguns  dos músculos responsáveis pela abertura e fechamento da boca e quando estão em desarmonias e principalmente em pacientes que apresentam apertamento dental (bruxismo), estes músculos podem estar muito maiores do que o seu normal gerando não somente um aspecto arredondado do rosto como também dores faciais, enxaquecas, cefaleias em virtude desta desarmonia de forças musculares na face. Nestes casos é preciso tratar o problema da enxaqueca, cefaleias, bruxismo, dores na ATM como coadjuvante no tratamento geral e nestes casos utilizamos o Botox, que fará uma diminuição das forças musculares excessivas para compensar essas desarmonias.
Realizamos também os preenchimentos oro-labiais, com ácido hialurônico, sempre com anestesia odontológica, para harmonizar ainda mais a face, harmonizar o tamanho e formato dos lábios com relação a face e dar aquele destaque no sorriso; e logicamente toda área de reconstrução do sorriso, enxertos ósseos, implantes, próteses, lentes de contato dentais, etc. Entendemos que o sorriso é aquele quadro lindo que precisa de um uma moldura bela (lábios) num ambiente adequado, a face. Este é o nosso ponto de vista da odontologia moderna e reabilitadora.

ANTES E DEPOIS DE FAMOSAS